domingo, 4 de abril de 2010

Óptica Geométrica e suas curiosidades

Vamos começar com um artigo muito bom, feito por uma colega de Física. clique aqui
Repare, no artigo, que antes de definir sombra, a autora coloca o exemplo de sombra projetada por um edifício. Logo a seguir, vemos que a denominação correta seria penumbra projetada pelo edifício!
Muito chique, vocês já estudaram isto no oitavo ano, revisando agora no nono ano e o artigo da colega é para a segunda série do ensino médio. Estão tirando onda!!!

Reflexão da Luz

Reflexão é um fenômeno físico no qual ocorre a mudança da direção de propagação da luz (desde que o ângulo de incidência não seja de 90°). Ou seja, consiste no retorno dos feixes de luz incidentes em direção à região de onde ela veio, após os mesmos entrarem em contato com uma determinada superfície refletora.
Quando a luz incide sobre uma superfície e retorna para o meio em que estava se propagando, dizemos que ela sofreu reflexão. A reflexão difere da refração, pois a refração consiste no desvio de luz para um meio diferente do qual a luz estava se propagando. A reflexão pode ser de dois tipos: reflexão regular, quando os raios de luz incidem sobre superfícies totalmente polidas, e reflexão difusa, quando os raios incidem sobre superfícies irregulares. Essa última é a responsável pela percepção do ambiente que nos cerca.

Quero falar sobre a cor de um corpo por reflexão, descobri um artigo muito bom contudo, quando nos referrimos a óptica das cores, temos que a ausência de todas as cores é denominada de "cor" preta. Parece estranho chamarmos uma cor de um nome quando na verdade ela significa a ausência de todas. Pior é achar que "cor" preta deveria ser chamada de cor NEGRA ou AFRO-DESCENDENTE. Veja o link abaixo!


Este site tem tudo e mais um pouco do que precisamos, até exercícios!!!

Para representar graficamente os raios de luz que incidem sobre uma superfície, existe as leis da reflexão, que nos auxiliam na visualização dos raios de luz sobre a superfície. São elas:

1° lei – O raio incidente, o raio refletido e a normal são coplanares, ou seja, pertencem ao mesmo plano.
2° lei – O ângulo de reflexão é igual ao ângulo de incidência, ou seja, r = i.


A construção de uma imagem no espelho plano. É assim que conseguimos observar através de um espelho plano!



quinta-feira, 1 de abril de 2010

Física Quântica se encontrando com a Espiritualidade


Amit Goswami

Amit Goswamifísico, doutorado em física nuclear, nasceu na Índia, filho de um guru hinduísta. Foi pesquisador e professor titular de fisica teórica da Universidade de Oregon, nos EUA, por 32 anos a partir de 1968.
Após um período de crise na carreira, mudou seu foco de pesquisa para cosmologia quântica e aplicações da mecânica quântica ao problema da relação mente-corpo. Publicou o polêmico livro A Física da Alma. Alia em seu trabalho o conhecimento de tradições místicas com exploração científica, buscando unificar espiritualidade e física quântica. Participou do filme chamado Quem somos nós? (What The Bleep Do We Know? em inglês) e que se tornou sucesso de bilheteria nos Estados Unidos, sendo também muito difundido em DVD noBrasil.
É também autor de outros livros traduzidos para o português como A Janela VisionáriaO Médico quântico, e O Universo Autoconsciente.
É conferencista, consultor, pesquisador e professor emérito do departamento de Física da Universidade de Oregon, EUA. Obteve seu Ph.D. em física quântica pela Universidade de Calcutá, Índia. Há cerca de 20 anos está envolvido em estudos que buscam conciliar ciência e espiritualidade.
Autor de inúmeros artigos científicos, publicados em revistas de física, economia e psicologia, escreveu também várias obras abordando a relação física/espiritualidade, entre as quais se destacam Deus Não Está Morto,Criatividade QuânticaA Física da AlmaO Universo AutoconscienteO Médico Quântico e A Janela Visionária.
Em 2003, foi entrevistado pelo programa Roda Viva, da TV Cultura, sendo sua participação considerada uma das mais interessantes desde então. Clique aqui para ler a transcrição desta entrevista.

Agora é só curtir, por vídeo ou lendo toda a entrevista! Divirta-se!
Vamos acompanhar a evolução da Ciência!