quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Espectro Eletromagnético

Espectro electromagnético é o intervalo completo da radiação eletromagnética, que contém desde as ondas de rádio, as microondas, o infravermelho, a luz visível, os raios ultravioleta, os raios X, até aos radiação gama.
Uma carga em repouso cria à sua volta um campo que se estende até ao infinito. Se esta carga for acelerada haverá uma variação do campo eléctrico no tempo, que irá induzir um campo magnético também variável no tempo (estes dois campos são perpendiculares entre si). Estes campos em conjunto constituem uma onda electromagnética (a direcção de propagação da onda é perpendicular às direcções de vibração dos campos que a constituem). Uma onda electromagnética propaga-se mesmo no vácuo.
Maxwell concluiu que a luz visível é constituida por ondas electromagnéticas, em tudo análogas às restantes, com a única diferença na frequência e comprimento de onda.
De acordo com a frequência e comprimento de onda das ondas eletromagnéticas pode-se definir um espectro com várias zonas (podendo haver alguma sobreposição entre elas).



Todas as ondas têm a mesma velocidade no vácuo, c = 3×108 m/s, diferenciando entre si apenas pelo comprimento de onda, conseqüentemente também pela freqüência, o que significa serem diferentes as fontes que lhes dão origem e os instrumentos de medida mais apropriado para identifica-las.
As regiões indicadas na figura acima representam intervalos de freqüência, dentro dos quais existe um conjunto comum de técnicas para identifica-las, todas as zonas se superpõem. Assim, por exemplo, podem-se produzir radiações de comprimento de onda de 10-3m, tanto por técnicas de microndas, quanto por técnicas de radiação infravermelha.
A maioria dos feixes de luz são misturas de ondas cujos comprimentos variam de um extremo a outro do espectro visível. Embora a velocidade das ondas de luz no vácuo seja constante, a velocidade num meio material varia com o comprimento de onda. O índice de refração de uma substância é, portanto, função do comprimento de onda. A velocidade da onda depende de seu comprimento. Diz-se que uma substância tem dispersão quando nela a velocidade de uma onda varia com seu comprimento.



Boa pesquisa alunos da turma 901!

3 comentários: